





Ações
Será feita uma análise prévia a todas as etapas que a castanha percorre desde a queda da árvore até à saída da fábrica com destino ao consumidor, visando compreender os pontos mais frágeis do processo e as eventuais causas para que possam ser introduzidas modificações para que a castanha preserve o mais possível o aspeto e a qualidade apresentada no momento da apanha no souto.
- Eixo 1- Identificação das principais perdas da castanha:
- Eixo 2 - Melhorar a qualidade da castanha à entrada da fábrica e condições de conservação:
- Fase 2.1- Melhoria dos procedimentos de colheita de castanha no souto:
- Fase 2.2 - Desenvolvimento de protótipo para desinfestação de castanha por alta frequência.
- Fase 2.3 - Controlo da podridão da castanha armazenada a granel sob refrigeração:
- Fase 2.4 - Redução da perda de água por parte das castanhas:
- Fase 2.4.1 - Estudo das propriedades de transporte de água das principais variedades produzidas em cada região;
- Fase 2.4.2 - Estudo da viabilidade de aplicação de revestimentos comestíveis a fim de limitar a perda de água:
- Eixo 3- Melhoria das condições de acondicionamento e conservação no processo de comercialização da castanha:
- Fase 3.1 - Testagem de vários tipos de embalagens:
- Eixo 5 - Realização de um balanço técnico e económico para escolha dos melhores resultados:
- Eixo 6 - Divulgação de resultados:
Realização de diagnóstico ao percurso da castanha entre a apanha no souto e a saída para a comercialização, a fim de avaliar as perdas existentes.
A apanha manual é ainda uma das principais formas de colheita de castanha. Neste eixo pretende-se otimizar um procedimento de colheita mecânica, envolvendo não só o tempo de colheita (maturação da castanha) mas igualmente introduzindo modificações no equipamento de colheita.
Devido à humidade e aos fungos presentes nas castanhas, facilmente ocorre um aumento de temperatura levando à fermentação e podridão da castanha. Pretende-se analisar este problema, e desenvolver procedimento para o minimizar.
A perda de água após a colheita é um dos principais problemas que afeta a qualidade e capacidade de conservação das castanhas em fresco. A aplicação de revestimentos com permeabilidade reduzida ao vapor de água pode constituir uma solução para a conservação.
Testar-se-ão tanto as utilizadas atualmente como embalagens alternativas, bem como a utilização de atmosferas modificadas nos processos de embalamento.
Far-se-á a avaliação do impacto económico da adoção das referidas escolhas ao nível do desempenho económico e viabilidade financeira da exploração agrícola.
Está prevista a realização de 4 workshops, um por ano. Realização de filme sobre a cadeia de valor da castanha. Elaboração de manual técnico.